NeXT

As últimas novidades da Apple, com os seus novos processadores Intel, fizeram-me voltar uns anos atrás.

Meu maravilhoso MacOS…
Grande Steve Jobs! Já foi meu patrão esse gajo.
Durante os tempos que andava chateado com a Apple, fundou a NeXT Computers Inc para a qual eu era o maravilhoso técnico em Portugal, através da Softlog – Desenvolvimento e Sistemas, SA.
Foi mesmo há bué anos.
Os computadores eram brutalmente caros, pois tinham capacidades muito acima dos computadores normais, e só as grandes instituições, ou mesmo o Estado os consegui adquirir, mais concretamente as Universidades, onde usavam estas belas e poderosissimas máquinas para os seus grandes processamentos e testes de engenharia (ou não… lembro-me que no Técnico eram algumas delas usadas para desenvolver uns joguitos e tal).
As máquinas chagavam a ter discos de 400MB, quando o melhor PC do mercado, ou mesmo um Mac tinha no máximo 60! Os processadores eram multitarefa da Motorola, havia processamento independente para a Imagem. As disketes, essas maravilhas da tecnologia digital, e respectivas drives, eram de 2.8MB. Leitores de CDs, quando os PCs ainda só sonhavam com isso. Rams de 128MB quando num Mac que tivesse 16 era um estrondo. Monitores de 17 e 21 polegadas (resoluções de  1120 x 832 pixel) onde só se andavam pelos normais de 14, e só mesmo em grandes gráficas se atingiam estas enormidades de polegadas… Caixas de Titânio, pintadas de Preto… som estéreo com saídas e entradas para tudo e mais alguma coisa, enfim… esticavam-se, os gajos, e depois queriam vender muito!   
Além do problema do preço, a NeXT sofria de um outro grave problema, talvez por viver na sombra da Apple, que era a falta de Software para aquilo, mesmo apesar do SistemaOperativo, a sua maior arma, ser fornecido com ferramentas de desenvolvimento com a componente de Programação por Objectos muito avançada. Não se vendiam melhor porque havia pouco Software, e não se desenvolvia muito Software porque havia poucas máquinas no mercado. A habitual pescadinha de rabo na boca.
Vai daí o Steve Jobs teve mais uma brilhante ideia: "Ora bem, o que realmente é revolucionário nestas grandes máquinas que inventei, é sem dúvida os seu versátil e intuiitivo Sistema Operativo , com este maravilhoso Interface Gráfico com Janelas e mais Janelas e ícones e mais ícones, a correr sobre UNIX puro e duro, e ferramentas aplicacionais que irão revolucionar o mundo da micro-informática…" (acho que foram mais ou menos estas as palavras, mas em estrangeiro!)
Foi aí que se lembrou de me desgraçar o futuro. "Não preciso das máquinas, que só me estão dar prejuiso, se desenvolver o SO para plataforma Intel."
Da ideia à concretização não deu tempo de eu procurar um emprego decente…
Nem sei muito bem que raio de aceitação chegou a ter esta relíquia, mas nunca vi nada disso a funcionar.
Mas o que é certo é que os Gajos da Apple abriram os olhos e compraram a NeXT (Steve Jobs included), nesta altura já só se chamava NeXT, Software Inc. (em vez de NeXT, Computer Inc.), pois perceberam que estava ali o futuro dos sistemas operativos dos computadores coma a maçã…
A NeXT acabou e eu perdi o meu emprego 😦
Fui para a Apple, claro!
Mas ainda demorou algum tempo para o MacOS ser suportado pela multiplataforma do UNIX, foi só mesmo com o Mac OS X, essa maravilha… Onde foram integradas muitas funcionalidades e Interfaces do antigo NeXTSTEP (era assim chamado o SO da NeXT). 
A Microsoftas tb se baseou na filosofia do NeXTSTEP para desenvolver aquela coisa linda que é o Windónes (mas isto é um à-parte, pois foi só mesmo a filosofia… penaram muito para chegar ao que o Win2000 consegui trazer).
Agora, ultimamente, anda tudo doido… não percebi. A Apple passou a ser suportada pela tecnologia INTEL, e vão esquecer os potentes processadores PowerPC???
Ah, já sei! É para o SteveJobs tirar da gaveta o projecto de 1992 (ou 3) do NeXTSTEP 486 (486 eram os Intel acabadinhos de sair da forja).
Espero muito sinceramente que não sai bodega desta nova aposta… como saiu aqui: The APPLE INTEL
A ver vamos.
 
 
Assim, recordo com saudade o meu primeiro emprego e um dos meus primeiros computadores que foi um NeXT.
 
 
Curiosidades
1. Fiquei muito contente por saber que uma desta encantadoras máquinas, mais propriamante um NeXTCube (33x33x33cm) foi o PRIMEIRO servidor WEB da WWW, numa máquina disponibilizada pelo CERN (NeXTCube – The First WEB SERVER). É muito à frente…
 
2. Na Softlog, fomos dos pioneiros, em Portugal, a possuir domínio e respectivos endereços de E-mail. O meu era vsergio@softlog.pt. Os domínios eram então disponibilizados pelo PUUG – Grupo Portugues de Utilizadores do Sistema UNIX. (Lista dos primeiros domínios PT
 
 
Mais sobre o NeXT
1. Google it…
 
Esta entrada foi publicada em Computadores e a Internet. ligação permanente.

4 respostas a NeXT

  1. Jorge diz:

    Poxas!… Tu afinal és velho pa caraças! Mas tu já trabalhavas nessa altura?… Sim, é k \’tamos a falar do século passado… p\’ai, seculo IXX, certo?!…  

  2. Diamantino diz:

    Óh meu granda…
    Tu sabes mecher em NeXt? Então tu sabes que eu fiquei com os restos do stock da SoftLog?
    Cubos, monitores, algum software , placas graficas e mesmo uma impressora.
    Ainda tenho memorias, drives opticas e mais merthas.
    Só não tenho rato e teclado, não sei o que lhes fiz. Mas como ha uns anos deitei um caixote de tralha velha fora, se calhar iam lá dentro…
     
    E so para que saibas, o meu primeiro Pentium tb foi herdado da softlog… ainda existe e bomba.
     
    ele ha coisas…

  3. Vitor diz:

    Realmente…
    Ele há coisas!
    Foi a mim que chatearam para "arrumar" a tralha para a despachar… também não haviam muito mais a quem chatear… Fui o último a sair da Softlog!
    Lembro-me dum senhor, que não gostei muito, que foi às instalações que eram na altura perto da AR  fazer o levanamento

    E saber mexer em NeXT era fácil, havia ferramentas para quase tudo, e quando não havia… UNIX pra cima.Não sei bem o que poderás fazer com a tralha que, embora em tempos tenha sido super-sumo-da-barbatana, agora servirá de pouco.
    Mas prometo que irei vasculhar a despensa da casa antiga e tentar arranjar-te o que te falta.
     
    Fiquei com pena que a NeXT não tivesse conseguido vingar, mas paciência.
     
    Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s